Blog de assuntos científicos diversos

Seja bem vindo! Sinta-se a vontade para efetuar comentários.

sábado, 9 de outubro de 2010

Problema de Moradia

Os problemas relacionados com a habitação não se restringe a sociedade humana. Desmatamento, ocupação irregular trazem problemas graves de habitação para os animais fazendo com os mesmo busquem alternativas de moradias. Estas moradias alternativas as vezes exige por parte dos animais anos de trabalho e muita pesquisa. Vejam na imagem a seguir, onde podemos constatar um problema de moradia enfrentado pelo João de Barro (Furnarius rufus).

Como podemos ver na imagem praticamente não há mais espaço para construção de novas moradias. Em busca de uma solução para tal problema e da necessidade do mesmo ter um lar  onde pudesse viver em paz com sua família, o João de Barro iniciou um longo trabalho de pesquisa. Após uma análise na região o João de Barro chegou a conclusão que deveria encontrar um material que lhe permitisse ancorar a sua casa na vertical de postes/árvores. Tarefa bastante difícil esta para um pobre João de Barro sem muitos recursos. Na imagem a seguir podemos ver uma de suas inúmeras tentativas, sendo que a mesma não resistiu a força gravitacional.

Foto de Valdelir Wenginowicz reproduzida com autorização.
Mas não se deixando abater e trabalhando arduamente o mesmo encontrou um material que adere muito bem no jerivá (syagrus romanzoffiana) como podemos ver nas imagens a seguir.
Como continuação de seu trabalho a próxima etapa será testar o material em postes da rede de distribuição de energia elétrica.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Enquanto "mateio" na varanda


Vídeo feito a partir de sequências de fotos que foram tiradas durante três fins de tarde.
Para obter as fotos foi utilizada uma câmera canon S3IS com firmware alternativo, chdk + script sunset4, este script automaticamente altera a velocidade de disparo conforme ocorrem mudanças na quantidade de luz recebida pela câmera, sendo assim ideal para tirar fotos de pôr do sol, podes tirar fotos diretamente do sol até completa escuridão.
Para juntar as fotos e fazer o vídeo usei o software mencoder (sem interface gráfica "macho que é macho não clica"), o vídeo foi feito com 20FPS.
No terceiro dia liguei a câmera as 13:00h desliguei a mesma por volta de 19:00h foram 1154 fotos consecutivas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

Plasma


Plasma também é conhecido como o quarto estado da matéria, é um gás quasineutro, composto de partículas carregadas (positivas e negativas) e neutras que apresentam um comportamento coletivo. São exemplos de plasma: Relâmpagos, auroras austral e boreal, lampadas fluorecentes, TVs de plasma. Em ambiente adequado ele pode ser gerado e mantido: 1) Aplicando uma diferença de potencial elétrica entre eletrodos; 2) Injeção de radiação eletromagnética; 3) Emissão termiônica em um filamento.
As colisões que ocorrem no plasma entre os elétrons e os átomos neutros ou ionizados, causam diferentes reações no plasma, sendo a reação de ionização a mais importante para manter o plasma, onde:
e⁻ + Ar → Ar⁺⁺ 2e⁻
Esta reação resulta na criação de um elétron adicional e um íon, também é possível a múltipla ionização removendo mais elétrons, mas para isso uma quantidade significante de energia adicional é necessária. Outra reação também comum no plasma é a excitação dos átomos ou íons:
e⁻ + Ar → Ar* + e⁻
Este estado excitado, para a maioria das espécies, tem um tempo de vida muito curto decaindo num processo radiativo com emissão de fótons (luz). Esta é uma característica dos processos em plasma, por isso também é muitas vezes chamado de descarga luminescente.